Fisioterapia em evolução!

Fisioterapia em evolução!

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

FISIOTERAPIA NO AVC (DERRAME CEREBRAL)


FISIOTERAPIA NO AVC (DERRAME CEREBRAL)

O termo popular derrame cerebral é usado para denominar Acidente Vascular Cerebral (AVC), por hemorragia ou por isquemia (falta de circulação por obstrução arterial).
Como uma das grandes causas de mortalidade e incapacitação no mundo, o AVC merece grandes esforços no sentido de prevenção e tratamento rápido. As primeiras medidas de tratamento do paciente com AVC estão a cargo do médico, da equipe hospitalar, que precisam intervir imediatamente, e em caráter de urgência, logo após o AVC. Porém, há muito mais para se fazer depois dessa primeira intervenção médica (hospitalar), após o paciente ter tido alta do hospital.
O tratamento do AVC em seu estágio iniciail evoluiu de maneira extraordinária na última década. Um período inicial de internação se faz necessário em muitos dos casos, mas o paciente deve retornar ao lar o mais rapidamente possível. Quase sempre, a essa altura, ele terá necessidade de reabilitação bem conduzida, para evitar a instalação de futuras seqüelas.
O corpo do paciente que sofreu um AVC terá alterações importantes, como por exemplo, diminuição da força muscular, perda do equilíbrio, dificuldade na fala e na deglutição, déficit na movimentação normal, entre outras. O paciente e seus familiares devem entender e aceitar a importância do tratamento, pois a reabilitação dependerá de alguns fatores, como por exemplo, a idade em que ocorreu o AVC, a área e a extensão da lesão e tipo de AVC (hemorrágico ou isquêmico).
O fisioterapeuta pode contribuir, e muito, para minimizar a maioria das seqüelas. O programa fisioterápico precoce, intensivo, eficaz, é sempre necessário, importante e, principalmente, capaz de prevenir as possíveis complicações, aumentando assim, a expectativa e a qualidade de vida do paciente. Existem várias técnicas fisioterapêuticas que podem ser utilizadas em um programa de reabilitação para pacientes que sofreram um AVC.
O objetivo principal do fisioterapeuta é propor um programa de tratamento em que o membro afetado se recupere satisfatoriamente, diminuindo a assimetria e a sobrecarga do lado sadio, atingir o mais alto nível de independência funcional, estimulando o paciente a usar o membro afetado durante as atividades diárias. Quanto mais rápido for o ingresso do paciente no processo de reabilitação, maiores serão as chances de serem evitadas complicações físicas, emocionais e sociais.
Para concluir, vejo que se faz necessário lembrar que o fisioterapeuta é mais um membro da equipe de reabilitação dentre a qual inclui o paciente, a família, amigos, enfermeiros, médicos, psicólogos, fonoaudiólogos, nutricionistas, terapeutas ocupacionais e outros profissionais ligados à área da saúde.

Sugestão:
Doutores Fisioterapeutas verifiquem a possibilidade de acrescentar e/ou utilizarem a bola suíça nos programas de tratamento por vocês elaborados, para os pacientes acometidos pelo AVC.

3 comentários:

  1. É isso ai Doutor!!!! Bola suiça na veiaaa....kkkkkk
    Bjoooooo

    ResponderExcluir
  2. O QUE É BOLA SUIÇA E COMO É USADA?

    ResponderExcluir
  3. use a bola tambem para trabalhar dissociação de cintura... é otimo!!!

    ResponderExcluir