Fisioterapia em evolução!

Fisioterapia em evolução!

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

CUIDADOS COM OS OLHOS DAS CRIANÇAS


Olhos das crianças merecem cuidados especiais no verão
Além da vermelhidão, os olhos estão sujeitos à conjuntivite



Neste ano, o verão chega exatamente às 15h47 do dia 21 de dezembro. Com a criançada já de férias, as piscinas ficam lotadas. Em casa, os efeitos indesejados são percebidos pelos pais, nos pequenos: pele e cabelos ressecados, irritação nos olhos e no nariz, crises de coceira e espirros.

É possível aproveitar os mergulhos e a diversão o verão inteiro sem terminar a temporada com a saúde prejudicada. O cloro, o cobre e outros produtos e substâncias usados para deixar a piscina própria para banho são as principais fontes de irritação respiratória e cutânea, mas raramente causam alergias crônicas ou doenças mais sérias.

O cloro é uma substância tóxica que, mesmo em doses baixas, como as usadas nas piscinas, pode irritar a pele, pois retira a camada protetora da derme e dos cabelos, que acabam ficando ressecados. A substância também prejudica as mucosas dos olhos e do nariz.
A água da piscina é um dos lugares mais propícios para o contágio de algumas infecções oculares
Depois de muitas horas de diversão na piscina ou na praia, a pele enruga, o queixo bate e os olhos ardem e ficam congestionados. Essas irritações na visão costumam desaparecer sozinhas, mas merecem atenção porque podem estar também associadas a infecções, alergias e até á ferimentos.

Os atendimentos oftalmológicos mais comuns durante o verão são motivados porque as crianças adoram nadar com os olhos abertos embaixo d?água e não usam os óculos de natação. Além destes dois fatores, há muito cloro, na maioria das piscinas. Recomendamos que, após um dia inteiro de sol e piscina, a criança tome banho e a mãe pingue uma gota de colírio lubrificante em cada olho. Se a irritação persistir, a mãe deve exigir o uso de óculos de natação.

Se mesmo assim, a irritação não passar, é preciso procurar um oftalmologista para averiguar a possibilidade de alguma infecção ou inflamação mais grave.


O Dr. Virgilio Centurion tem mais de 40 anos de profissão, graduou-se, em Medicina, pela Escola Paulista de Medicina, em São Paulo, onde também fez a residência em Oftalmologia. É um dos expoentes mundiais no campo das cirurgias de catarata e refrativa. Com intensa atividade profissional e acadêmica é palestrante trilíngüe - inglês, português e espanhol - em encontros oftalmológicos regulares no Brasil, América Latina, Estados Unidos e Europa, tem prazer em dividir e compartilhar a experiência profissional acumulada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário