Fisioterapia em evolução!

Fisioterapia em evolução!

domingo, 6 de dezembro de 2009

VOCÊ CUIDA DA SUA VOZ?


O que é a voz?
A voz é o som produzido pelo homem para comunicar-se, o qual constitui sua identidade, pois através dela identificamos sua idade, sexo, caracteristicas de sua personalidade e estado emocional.

Como é produzida sua voz?

A voz é um som produzido na laringe, através da vibração das pregas vocais em decorrência da passagem de ar.

Disfonia
Quando uma pessoa tem dificuldade de emitir sua voz, costuma-se dizer que tem um problema (disfunção) chamado de Disfonia.

Principais sintomas da disfonia são:
Ardência; dor de garganta; perda de voz ou rouquidão; cansaço ou falta de ar; dificuldade em manter o tom de voz; dificuldade em engolir alimentos.
Caso um desses sintomas persistirem por mais de duas semanas, procure um Fonoaudiólogo ou médico Otorrinolaringologista.

O que agride sua voz?
Existem hábitos e comportamentos prejudiciais que podem ser evitados, como por exemplo:
Falar demais e/ou com esforço para gritar; fumar; automedicação; bebidas alcoólicas; rir alto (gargalhar); tossir ou pigarrear excessivamente; usar com frequencia pastilhas, dropes e sprays.

Sugestões para manter sua voz saudável:

Manter sono regular; beber muita água em temperatura ambiente; comer maçã; fazer gargarejos suaves com água morna e um pouco de sal, ante de deitar; alimentação sadia;boa postura; vestuário confortavel principalmente na região do pescoço; exercícios de aquecimento e desaquecimento vocal orientados por fonoaudiólogo e cuidar da saúde em geral, cultivando hábitos saudáveis.

Fonte:CENTRO DE REFERÊNCIA EM SAÚDE DO TRABALHADOR (CEREST)-UNIDADE REGIONAL FRANCO DA ROCHA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário