Fisioterapia em evolução!

Fisioterapia em evolução!

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009


VOCÊ SABE O MOTIVO DA DOR APÓS A PRÁTICA DE EXERCÍCIOS FÍSICOS?

Olá pessoal! Muitos amigos, pacientes ás vezes me questionam em relação á dor muscular após a prática de exercícios físicos. Muito bem, pensando nesta questão resolvi escrever estas poucas linhas, porém, acredito que conseguirei transmitir o real motivo da dor após exercícios físicos.

Durante a atividade física nós “agredimos” nossa musculatura, articulações (através de micro-traumas), enfim, o exercício físico promove um forte atrito nas fibras musculares e em resposta a este atrito, a esta agressão o nosso organismo (corpo) produz substâncias vasodilatadoras que irão estimular terminações nervosas e, como conseqüência e resposta a dor aparece.

Quando os músculos são submetidos a um esforço, eles sofrem um estiramento. Este estiramento leva ao rompimento das proteínas que formam as fibras musculares, surgindo então as lesões microscópicas que também provocam dor.

REGENERAÇÃO:
Os aminoácidos são os responsáveis em recompor as proteínas que se romperam. Portanto os aminoácidos são fundamentais para a regeneração muscular e também para crescimento muscular.

FÁDIGA:
As fibras musculares consomem energia e se abastecem de carboidratos e gorduras durante a prática de exercícios físicos e, é preciso quebrar suas moléculas. Ai pessoal, entra em cena a produção do ácido láctico, que em excesso, essa substância estimula receptores que produzem a sensação de cansaço, fadiga.

FONTE: Dr. Marco Aurélio (Fisioterapeuta)

Caros amigos, leiam o artigo ASPECTOS ATUAIS SOBRE EXERCÍCIO FÍSICO, FADIGA E NUTRIÇÃO, escrito por Luciana ROSSI; Júlio TIRAPEGUI, pois vocês porerão colher mais informações, sobre este assunto. Boa leitura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário