Fisioterapia em evolução!

Fisioterapia em evolução!

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

PRINCIPAL CAUSA DE MORTE QUE PODERIA SER EVITADA



A Diretora de Saúde Pública e Meio Ambiente da OMS, Maria Neira, disse a uma Rádio da ONU de Genebra, Suiça, que mais de 5 milhões de fumantes ativos morrem todos os anos em decorrência do vício. Trata-se da principal causa evitável de morte no mundo e o número deve subir para 8 milhões de óbitos até 2030 se medidas preventivas não forem adotadas.
Segundo o relatório da OMS, doenças que matam fumantes ativos são as mesmas para quem esta exposto à fumaça, como câncer e problemas cardiacos. Sete países adotaram leis anti fumo em 2008 (Colombia, Guatemala, Panamá e Turquia, subindo para dezessete o número de nações com medidas semelhantes.
De acordo com a agência da ONU, é significativo o progresso , porém mais de 94% da população mundial continua desprotegida por legislação adequada, ou seja se faz necessário, o debate, a discussão, com o intuito de planejarmos leis anti-fumo.
Ainda segundo a Diretora de Saúde Pública e Meio Ambiente da OMS, Maria Neira, 600 mil pessoas morrem prematuramente em decorrência do fumo passivo. Pode ser pór infarto, por câncer, ou seja são os mesmos problemas de um fumante ativo só que em doses menores e precisa mais tempo para desenvolver a mesma doença.
“O relatório da OMS indica que medidas urgentes são necessárias e ajudam a combater o problema, como o monitoramento do uso do tabaco e políticas preventivas, assistência aos fumantes, alertas sobre os perigos do fumo, esforços em banir a publicidade desse mercado e o aumento de taxas”.

FONTE: Daniela Traldi, da Rádio ONU em Nova York.

Nenhum comentário:

Postar um comentário