Fisioterapia em evolução!

Fisioterapia em evolução!

domingo, 13 de dezembro de 2009

POR QUE CONSULTAR UM FISIOTERAPEUTA?


De antemão quero ressaltar que, a nossa consulta em nada confronta com a consulta médica, e também vale lembrar que a soma do diagnóstico médico juntamente com o diagnóstico fisioterapêutico resultará em um excelente plano de tratamento.
A falta de reconhecimento do trabalho realizado pelo fisioterapeuta é, para mim, um ponto negativo. Pois em um país com um déficit de cultura e educação tão grande é natural que as pessoas não saibam realmente o que é Fisioterapia. Portanto, diante deste fato, nós Fisioterapeutas, devemos assumir o compromisso de divulgar a nossa profissão e, nossos saberes em Ciências da Saúde.
A Fisioterapia como campo de saber na saúde amplia o seu objeto de estudo, no que diz respeito à prevenção, tratamento e reabilitação para, assim, promover o bem estar individual e coletivo do ser humano, capaz de prevenir e tratar os distúrbios cinéticos funcionais intercorrentes em órgãos e sistema do corpo humano, gerados por alterações genéticas, traumas e doenças adquiridas, exercendo assim, um papel importante na reabilitação do paciente e na sua reinserção no convívio social.

CONSULTA COM O FISIOTERAPEUTA:
Sempre que for iniciar um tratamento fisioterapêutico se faz necessário realizarmos uma avaliação prévia. Esse certamente é o momento de importância ímpar para prescrição dos recursos utilizados durante o tratamento fisioterapeutico. Um diagnóstico acertado é condição indispensável para uma atenção fisioterapêutica adequada.

Darei um exemplo:
Lombociatalgia ( dor lombar de forte intensidade que irradia para os membros inferiores, apresenta movimentação da coluna bastante dolorosa e teste de Laségue positivo). É uma condição patológica de responsabilidade médica, entretanto todos os processos de disfunções músculos esqueléticos relacionados a esse quadro, como por exemplo, encurtamentos musculares, restrições de movimentos, tensões devem ser analisados e descritos por um Fisioterapeuta.
Devemos ressaltar e lembrar que, é de responsabilidade médica a prescrição de medicamentos e que não devemos usar medicamentos sem a devida prescrição, como não se deve realizar um tratamento fisioterapêutico sem a presença de um Fisioterapeuta.

Fonte: Dr. Marco Aurélio (CREFITO 34717-LTF)
WWW.45graus.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário